Prefeitura de Itaberaba treina porteiros das escolas municipais
Zeladora aprende primeiros socorros
Como primeiro evento de abertura do calendário escolar do ano de 2025, a Prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a treinar os porteiros das 42 (32 na zona urbana) escolas da rede pública de ensino.
Os profissionais receberam instruções da coordenação da Educação, aprenderam noções de primeiros socorros e
receberam palestra de psicólogos, além dos educadores escolares.
“Os porteiros são os profissionais que têm o primeiro contato com a comunidade escolar, desde alunos, pais e mestres”, afirmou Telma Mascate, assessora da Secretaria Municipal de Educação. “A atuação deles é imprescindível para uma humanização e harmonia do espaço escolar.”
No curso que tiveram nesta sexta-feira (31.01) no Centro de Atendimento À Educação Básica e Formação Continuada (Cenacom), porteiros, iniciantes ou já atuantes, aprenderam como se portar no atendimento a alunos, desde casos corriqueiros até ocorrências envolvendo algum acidente.
Para isso, aprenderam até a fazer massagens cardíaca com integrantes do Corpo de Bombeiros - aplicadas em caso de engasgamentos ou mal súbitos de alunos.
Zelar o patrimônio público, monitorar estudantes, acionar a ronda escolar, entre outras providências, faz parte da atividade dos porteiros, que trabalham em período de até dois turnos.
Porteira da escola municipal Luís Viana, Maria Cristina afirma que é sempre bom participar dos cursos, pois os profissionais sempre observem novas normas de convivência.
Post a Comment