Bahia redefine PDI com novo conjuntura mundial
AEnergia limpa e renovável é aposta da bahia
A Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) avançou na atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), que define as diretrizes para o crescimento do estado até 2050. Para isso, a Seplan firmou uma parceria com a Macroplan Prospectiva, Estratégia & Gestão S/S LTDA, que será responsável pela elaboração do Sumário Executivo do PDI Bahia 2035, além de reestruturar seus componentes e atualizar documentos executivos e a carteira de projetos estratégicos. O contrato de consultoria foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (7).
O principal objetivo da atualização do PDI é garantir que o planejamento estadual esteja alinhado com as novas realidades, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo para a Bahia nas próximas décadas. O plano servirá como um guia estratégico para orientar políticas públicas e investimentos voltados para o crescimento econômico, social e ambiental do estado.
A atualização busca alinhar o planejamento estadual com as novas dinâmicas globais e regionais, levando em conta transformações recentes, como os impactos da pandemia de Covid-19 e os conflitos geopolíticos em curso. Segundo Ranieri Muricy, superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, a revisão do PDI é fundamental para preparar a Bahia para os desafios do futuro. "A Macroplan tem experiência na elaboração de planos de longo prazo, e essa atualização é uma proposta do Governo Jerônimo, prevista no Plano de Governo. A conjuntura internacional mudou muito desde a criação do PDI 2035, com a pandemia e os atuais conflitos geopolíticos, que alteraram as tendências anteriores e afetaram o desenvolvimento da Bahia. Precisamos de uma visão mais atual sobre a economia global, brasileira, baiana e nordestina para projetar um futuro que contemple o desenvolvimento inclusivo do estado", explicou Muricy.
Post a Comment