Header Ads

Prefeitura e Estado mapeiam pontos críticos na UPA e HGI em Itaberaba


Upa de Itaberaba necessita de reforma


Em vistoria comandada pelo prefeito João Filho ao Hospital Geral de Itaberaba (HGI), técnicos do governo do Estado da Bahia verificaram a necessidade de substituir e modernizar até 60% dos equipamentos das duas unidades, onde foram observados mais de 20 pontos críticos em cada uma delas. Também foi verificado o Hospital Regional.

Atento a cada detalhe, o prefeito João Filho, acompanhado da secretária municipal de saúde, Marilya Santana, ainda orientou a máxima urgência na compra e melhoria de aparelhos para a climatização, abastecimento da farmácia e dispensa, principalmente na UPA, onde a situação é visivelmente mais preocupante.

A UPA de Itaberaba é do tipo 1, administrada pelo município. Ela atende uma área onde vivem cerca de 100 mil pessoas. Ainda existem UPA tipo 2 e tipo 3, que podem ser administradas ou pelos municípios, ou pelos Estados.

Oito anos após ser inaugurada pelo próprio JF, a UPA de Itaberaba sofre um grande desgaste, principalmente, pela falta de manutenção adequada do ex-gestor em toda a infraestrutura da unidade.

No HGI, o arco cirúrgico danificado, leitos velhos, entre outros equipamentos obsoletos e sucateados, prejudicam o funcionamento adequado do hospital.

Todo esse panorama crítico será apresentado à secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, que deverá estar em Itaberaba nesta quarta-feira (22.01). Por determinação do governador Jerônimo Rodrigues.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.