As vilanias e mistérios nas Itaberabas do Brasil
![]() |
Moradores de Itaberaba (SP) na feira livre do bairro |
Numa das regiões mais movimentadas do Brasil, no coração de São Paulo, pulsa a Avenida Itaberaba, homônima da cidade localizada na região do Piemonte do Paraguaçu.
Lá, como na cidade do semiárido baiano, é formada por uma gente simples, pertencentes em sua maioria à classe C, muitos dos quais nordestinos que migraram em condições de vida melhor em outra região do País.
Os brasileiros do bairro de São Paulo e da cidade baiana enfrentam quase as mesmas dificuldades pela sobrevivência.
A diferença é que na maior cidade da América Latina, com mais de 10 milhões de habitantes, há muito mais recursos, em todas as áreas do serviço público, como infraestrutura e Saúde.
Uma cidade bem menor, o povo de Itaberaba (BA) não tem disponível a mesma quantidade de hospitais, e oportunidades de tratamento como a oferecidas em um estado bem mais desenvolvido do Brasil se comparado a outros entes federativos.
É por isso que a Itaberaba baiana não pode se dar ao luxo de ver abandonado em um dos seus hospitais um tomógrafo avaliado em mais ou menos R$ 1,5 milhão.
Laboratórios sucateados também obrigaram os itaberabenses baianos a recorrer a exames dispendiosos que o município poderia fornecer gratuitamente.
Desconfiado do que estava acontecendo com a Saúde Municipal, o eleitor nordestino trocou a administração da cidade de Itaberaba, cuja nova administração já está empenhada em reparar erros administrativos anteriores.
O desafio é grande, mas a vontade de dar o que é de diretos a todos os itaberabenses, do Sul ou do Norte, resiste nos corações e mentes sadios.
Post a Comment